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Política de Privacidade

1.   Quem somos?

O principal responsável pelo tratamento dos seus dados para efeitos dos nossos serviços internacionais é a Pixel Infinito (SU), LDA, uma sociedade de responsabilidade limitada com sede na Rua General Roçadas 5, Ingombotas, Luanda, Angola. A Pixel Infinito é a sociedade que lhe proporciona os serviços nos termos dos nossos Termos de Utilização, (adiante conjuntamente “EXO”, “nós”, “nos” ou “nosso” na presente declaração de privacidade). Os dados de contacto relevantes encontram-se descritos na secção 13.

2.   Que dados recolhemos a seu respeito?

2.1.1  Dados fornecidos por interação direta

Registo e outras informações de conta

Quando se regista na nossa Plataforma, ser-lhe-á pedido que forneça obrigatoriamente apenas o seu endereço de email.

Se decidir contratar os nossos Serviços, ser-lhe-á pedido que disponibilize o seu código postal e a freguesia onde se encontra o veículo ou a peça que são elementos obrigatórios do anúncio. Sem estes dados, não conseguiremos prestar os Serviços.

Dependendo das escolhas que faz no início de sessão nos nossos Serviços ou durante o processo de utilização dos nossos Serviços, poderá optar por fornecer, adicionalmente, os seguintes dados pessoais:

  • o seu nome (ou nome da empresa);
  • morada;
  • número do bilhete de identidade
  • número de identificação fiscal; e
  • número de telemóvel.

Comunicação através da funcionalidade de chat na nossa Plataforma

Quando usa a nossa funcionalidade de chat para comunicar com outros utilizadores, recolhemos informação que escolha fornecer a outros utilizadores através desta funcionalidade.

2.1.2 Dados que recolhemos automaticamente quando usa os nossos Serviços

Quando interage com a nossa Plataforma ou usa os nossos Serviços, recolhemos automaticamente as seguintes informações sobre si:

Informações Sobre o Dispositivo

  • Recolhemos informação específica sobre o dispositivo, como por exemplo, a versão de sistema operativo ou identificadores únicos. Por exemplo, o nome da rede móvel que está a usar. Associamos esse dispositivo aos identificadores de dispositivo da sua conta EXO.

Informações de Localização

  • Dependendo das permissões no seu dispositivo, se publicar um artigo na nossa Plataforma, iremos recolher e processar automaticamente a informação acerca da sua localização atual. Usamos várias tecnologias para determinar a localização, incluindo o endereço de IP, GPS, pontos de acesso Wi-fi e torres de dados móveis. Os seus dados de localização permitem-lhe visualizar artigos de utilizadores perto de si e ajudam-no a publicar artigos na área em que se encontre.

Dados de Cliente e de Registo

  • Detalhes técnicos, incluindo o Protocolo de Internet (IP) do seu dispositivo, fuso horário e sistema operativo. Também iremos armazenar a sua informação de início de sessão (data de registo, data da última alteração de palavra-passe, data do último início de sessão realizado com sucesso), o tipo e a versão do seu navegador.

Dados de clickstream

  • Recolhemos informação acerca da sua atividade na nossa Plataforma, incluindo os websites que usou para aceder à nossa Plataforma, registo de data e hora de cada visita, pesquisas realizadas, listagens ou banners de publicidade a que tenha acedido, a sua interação com esses anúncios de publicidade ou listagens, duração da sua visita e a ordem em que acedeu ao conteúdo na nossa Plataforma.

Cookies e Tecnologias Similares

  • Usamos cookies para gerir as sessões dos nossos utilizadores, para armazenar as suas preferências de idioma e para lhe fornecer anúncios relevantes. “Cookies” são pequenos ficheiros de texto transferidos por um servidor Web para o disco rígido do seu dispositivo. Os Cookies podem ser usados para recolher a data e a hora da sua visita, o seu histórico de navegação, as suas preferências e o seu nome de utilizador. Pode programar o seu navegador para recusar alguns ou todos os cookies, ou para o alertar sempre que um website instale ou aceda a cookies. Se desativar ou recusar cookies, queira por favor ter em conta que algumas partes dos nossos Serviços/Plataforma poderão ficar inacessíveis ou não funcionar corretamente.

2.1.3 Dados de terceiros ou fontes publicamente disponíveis.

Recebemos dados pessoais sobre si de vários terceiros [e fontes publicamente disponíveis] conforme descrito abaixo:

  • Certas informações técnicas e de uso de fornecedores de dados de análise, como a Google.
  • Dados de contacto relacionados com operações de negócio provenientes de redes de publicidade, tais como fornecedores de dados relacionados com os parceiros de operações e serviços(Exemplo: Informação de actividades de negócio).
  • Dados de utilização dos serviços na plataforma relacionados com os serviços ou transacções. (Exemplo: dados relacionados directamente com os anúncios publicados na plataforma de forma a prevenir a fraude e reportar tais casos as respectivas entidades)

3.    Recolhemos dados de menores?

Os nossos Serviços não se destinam a menores de 16 anos e não recolhemos de forma consciente dados de ninguém com menos de 16 anos. Se nos apercebermos de que um menor de 16 anos nos deu os seus dados, apagaremos imediatamente tais dados.

4.    Porque é que processamos a sua informação pessoal?

Apenas usamos os seus dados pessoais quando tal é permitido por lei. Na maioria das vezes, usaremos os seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias:

  • Quando necessitarmos de cumprir o contrato que estamos prestes a celebrar ou que celebrámos consigo.
  • Sempre que seja necessário para os nossos interesses legítimos melhorar os nossos Serviços e fornecer-lhe uma Plataforma segura.
  • Sempre que tenhamos de cumprir as obrigações legais ou regulamentares.

Em determinadas circunstâncias poderemos também processar os seus dados pessoais com base no seu consentimento. Se o fizermos, informá-lo-emos do motivo e da categoria dos dados pessoais a serem processados no momento em que solicitarmos o seu consentimento.

Estabelecemos abaixo uma descrição de como usamos os seus dados pessoais [e em que bases legais nos baseamos para o fazer. Identificamos também quais são os nossos interesses legítimos, sempre que necessário].

4.1 Para efeitos de disponibilizar o acesso e prestar os Serviços através da nossa Plataforma

  • Se iniciar sessão na Plataforma usando o seu ID de email, usaremos o seu endereço de email para o identificar como utilizador e permitir que aceda à nossa Plataforma.
  • Se entrar através da sua conta de Facebook ou Google Plus, usaremos o seu primeiro e último nome do seu perfil de Facebook ou de Google Plus e o endereço de email do Facebook ou do Google Plus para o identificar como utilizador na nossa Plataforma e permitir que aceda à nossa Plataforma.
  • a informação de início de sessão acima referida é também usada por nós para lhe fornecer os nossos Serviços de acordo com os nossos Termos de Utilização.
  • Usamos o seu endereço de email e número de telemóvel (através de SMS) para lhe fazer sugestões e recomendações acerca dos nossos Serviços que possam ser do seu interesse.

Processamos a informação acima descrita para a execução adequada do contrato celebrado consigo e na base do nosso interesse legítimo em executar atividades de marketing para lhe oferecer Serviços que possam ser do seu interesse.

4.2 Para melhorar a sua experiência na Plataforma

i. Usamos dados de clickstream para

  • fornecer conteúdo direcionado, por exemplo, disponibilizando-lhe resultados de pesquisa mais relevantes sempre que usa os nossos Serviços.
  • para determinar quanto tempo despende na nossa Plataforma e de que forma navega através da nossa Plataforma, para que possamos compreender os seus interesses e melhorar os nossos Serviços com base nestes dados. Por exemplo, podemos fornecer-lhe sugestões sobre conteúdos que pode visitar com base nos conteúdos a que tenha acedido.
  • para monitorizar e comunicar a eficácia de campanhas publicitárias direcionadas para os nossos parceiros de negócios e para análises de negócios internas.

 ii. Usamos os seus dados de localização para os seguintes fins:

  • Para compilar informação anónima e agregada acerca das caraterísticas e comportamentos dos utilizadores do EXO, incluindo para efeitos de análise de negócios, segmentação e desenvolvimento de perfis anónimos.
  • Para melhorar o desempenho dos nossos Serviços e personalizar o conteúdo que direcionamos para si. Por exemplo – com a ajuda de dados de localização, exibimos listas de anúncios que se encontrem próximas de si para melhorar a sua experiência de compra.
  • Para medir e monitorizar a sua interação com banners publicitários de terceiros que colocamos na nossa Plataforma.

iii. Com a ajuda da sua informação de início de sessão, que inclui o seu endereço de email, mapeamos os diferentes dispositivos (como computadores, telemóveis, tablets) usados por si para aceder à nossa Plataforma. Tal permite-nos associar a sua atividade na nossa Plataforma de modo transversal através de dispositivos e ajuda-nos a dar-lhe uma experiência perfeitamente integrada independentemente do dispositivo que esteja a usar.

Processamos a informação acima descrita tendo por base o nosso interesse legítimo em melhorar a sua experiência na nossa Plataforma e para garantir um desempenho adequado do contrato que celebrámos consigo.

4. Para lhe fornecer uma Plataforma segura

  • Usamos os seus dados de acesso e identificadores únicos do seu dispositivo para gerir e proteger a nossa Plataforma (incluindo a resolução de problemas, análise de dados, testes, prevenção de fraude, manutenção de sistema, assistência, comunicação e armazenamento de dados).
  • Analisamos as suas comunicações realizadas através da nossa funcionalidade de chat para prevenir fraudes e para promover a segurança, bloqueando mensagens de spam ou abusivas que lhe possam ter sido enviadas por outro utilizador.

Processamos a informação acima descrita para um cumprimento adequado do nosso contrato celebrado consigo, para melhorar os nossos serviços e na base dos nossos interesses legítimos em matéria de prevenção de fraude.

5.    Como o iremos informar acerca das alterações à nossa declaração de privacidade?

Poderemos alterar a presente declaração de privacidade periodicamente. Publicaremos as alterações nesta página e iremos dar-lhe conhecimento de tais alterações por email ou através da nossa Plataforma. Se não concordar com estas alterações, poderá encerrar a sua conta acedendo às definições de conta e acedendo à opção apagar conta.

6.    Os seus direitos

Em determinadas circunstâncias, e nos termos das leis de proteção de dados, tem direitos relativos aos seus dados pessoais.

Direito de solicitar acesso aos seus dados pessoais (conhecido como “pedido de acesso do titular dos dados”). Tal permite-lhe receber uma cópia dos dados pessoais que temos sobre si e verificar se estamos a processá-los nos termos da lei.

Direito de solicitar correções a quaisquer dados que tenhamos sobre si. Tal permite-lhe corrigir quaisquer dados incompletos ou incorretos que tenhamos sobre si, apesar de sermos obrigados a verificar a exatidão dos novos dados que nos fornece.

Direito de solicitar a limitação de processamento dos seus dados pessoais. Tal permite-lhe solicitar a suspensão do processamento dos seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias: (a) se pretender que determinemos a exatidão dos dados; (b) sempre que o nosso uso dos dados não cumprir com a lei; (c) sempre que necessite que guardemos os seus dados, mesmo não necessitando dos mesmos, para o caso de precisar de estabelecer, exercer ou defender-se de ações judiciais; ou (d) caso tenha discordado do nosso uso dos seus dados pessoais, embora sejamos obrigados a verificar se existem interesses legítimos superiores para continuarmos a usá-los.

Direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais. Tal permite-lhe solicitar que apaguemos ou removamos os seus dados pessoais sempre que não exista uma boa razão para os continuarmos a processar. Também tem o direito de nos solicitar que apaguemos ou removamos os seus dados pessoais sempre que tenha exercido com sucesso o seu direito de recusar o processamento dos mesmos (ver abaixo), sempre que tenhamos processado a sua informação ilicitamente ou sempre que estejamos obrigados a apagar os seus dados pessoais para efeitos do cumprimento da lei local. Queira por favor ter em conta que, para determinados efeitos, poderemos ser legalmente obrigados a reter os seus dados. Queira por favor consultar a secção 10.

Direito de se opor ao processamento dos seus dados pessoais sempre que recorremos a um interesse legítimo (ou ao interesse legítimo de um terceiro) e sempre que exista algo relacionado com a sua situação pessoal que o leve a contestar o seu processamento nestes termos, por considerar que tal possa ter um impacto fundamental nos seus direitos fundamentais e garantias. Tem também o direito de se opor sempre que processarmos os seus dados pessoais para efeitos de marketing direto. Em alguns casos, poderemos demonstrar que temos razões legítimas e imperiosas que se sobreponham aos seus direitos e garantias para processar a sua informação.

Direito de solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais para si ou para um terceiro. Iremos fornecer-lhe, ou fornecer a um terceiro à sua escolha, os seus dados pessoais num formato estruturado, usado normalmente, e legível eletronicamente. Note-se que este direito apenas se aplica à informação automatizada relativamente à qual nos deu inicialmente o seu consentimento para utilização ou em situações em que tenhamos usado a informação para efeitos do cumprimento do contrato que celebrámos consigo.

Direito de retirar o consentimento, em qualquer momento, para o processamento dos seus dados pessoais. Tal não afeta a legalidade de qualquer processamento que já tenhamos levado a cabo com base no consentimento previamente dado.

Sem aplicação de taxas: Não terá de pagar nenhuma taxa para aceder aos seus dados pessoais (ou exercer qualquer um dos outros direitos). No entanto, poderemos cobrar uma taxa razoável se o seu pedido for manifestamente infundado, repetitivo ou excessivo. Por outro lado, poderemos recusar-nos a cumprir o seu pedido nestas circunstâncias.

Prazo de resposta: Tentamos responder a todos os pedidos legítimos no prazo de um mês. Ocasionalmente, poderemos demorar mais de um mês caso o seu pedido seja particularmente complexo ou caso tenha efetuado vários pedidos. Nesse caso, iremos notificá-lo e mantê-lo-emos informado.

Além disso, tem o direito de fazer uma reclamação, em qualquer momento, à autoridade de proteção de dados responsável, nos termos da secção 13.

No entanto, antes de apresentar uma reclamação à autoridade de proteção de dados, gostaríamos de ter a oportunidade de lidar com as suas preocupações em primeira instância, pelo que agradecemos que utilize o nosso Formulário de Contacto.

7.    Comunicação e Marketing

Iremos comunicar consigo por email, SMS ou notificação através da aplicação associada aos nossos Serviços/Plataforma para confirmar o seu registo, informá-lo no caso de a sua listagem de anúncios se ter iniciado/expirado e para outras mensagens transacionais relacionadas com os nossos Serviços. Uma vez que tais mensagens transacionais são obrigatórias para nós, não as poderá recusar.

Pode no entanto pedir-nos, em qualquer momento, que deixemos de lhe enviar comunicações de marketing, bastando, para tal, aceder ao link de recusa [opt-out] na mensagem de email ou SMS que lhe tenha sido enviada ou alterando as suas definições de comunicação na sua conta. Caso tenha problemas em alterar as suas definições, queira por favor contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto.

Poderá receber comunicações de marketing da nossa parte se:

  • tiver solicitado tal informação;
  • usar a nossa Plataforma ou Serviços;
  • nos tiver fornecido os seus detalhes ao participar num concurso; ou
  • se tiver registado numa promoção.

8.    Com quem partilhamos os seus dados?

Poderemos ter de partilhar os seus dados pessoais com as partes abaixo indicadas, para os efeitos da Secção 4 acima.

Sociedades afiliadas: Poderemos partilhar dados com outras empresas do grupo Pixel Infinito que se localizem dentro ou fora de Angola e que nos ajudem a fornecer serviços de operações comerciais, tais como aperfeiçoamento de produtos, apoio ao cliente e mecanismos de deteção de fraude.

Fornecedores de Serviços Terceiros: Usamos fornecedores de serviços terceiros para nos ajudar em alguns aspetos dos nossos Serviços, como por exemplo, os serviços de armazenamento “cloud”, como a Amazon Web Services e a Microsoft Azure. Os fornecedores de serviços podem localizar-se dentro ou fora de Angola.

Realizamos controlos aos fornecedores de serviços terceiros e exigimos que respeitem a segurança dos seus dados pessoais e que tratem dos mesmos nos termos da lei. Não permitimos que usem os seus dados pessoais em benefício próprio e apenas permitimos que processem os seus dados pessoais para os fins especificados e de acordo com as nossas instruções.

Fornecedores de publicidade e análise e dados: Para melhorar os nossos Serviços, teremos, por vezes, de partilhar a sua informação anónima com fornecedores de dados de análise que nos ajudarão a analisar de que forma é que as pessoas utilizam a nossa Plataforma/Serviço. Partilhamos a sua informação com esses fornecedores de dados de forma não identificável para monitorar e elaborar relatórios sobre a eficácia das campanhas que realizamos, dirigidas aos nossos parceiros de negócios, e para análises negociais internas.

Autoridades responsáveis pela aplicação da lei, reguladores e outros: Poderemos divulgar os seus dados pessoais às autoridades responsáveis pela aplicação da lei, reguladores, entidades governamentais ou públicas e outros terceiros que nos exijam que cumpramos com quaisquer requisitos legais ou regulamentares.

Poderemos escolher vender, transferir ou fundir partes do nosso negócio ou dos nossos ativos. Alternativamente, poderemos procurar adquirir outros negócios ou fundir-nos com eles. Em caso de alguma alteração ao nosso negócio, os novos proprietários poderão usar os seus dados pessoais conforme descrito na presente declaração de privacidade.

Informação publicamente disponível: Sempre que publicar um artigo para venda usando os nossos Serviços, poderá optar por tornar visível a sua informação pessoal a outros utilizadores do EXO. Para além da informação relativa ao bairro onde se encontra o veículo ou a peça, esta informação inclui o seu nome, apelido, o seu endereço de email, o seu número de contacto. Queira por favor notar que qualquer informação que forneça a outros utilizadores pode ser partilhada pelos mesmos com terceiros, pelo que deve demonstrar discrição a este respeito.

9.  Onde armazenamos os seus dados e durante quanto tempo?

Os dados que recolhemos sobre si serão armazenados e processados tanto dentro como fora de Angola em servidores seguros de modo a disponibilizar a melhor experiência possível ao utilizador. Por exemplo: para ligações rápidas ao website ou à aplicação móvel.

Apenas conservaremos os seus dados pessoais durante o tempo que for necessário para servir os propósitos para os quais os recolhemos, incluindo para efeitos de cumprir qualquer tipo de requisitos legais, contabilísticos ou de comunicação.

Para determinar o período de retenção adequado aos dados pessoais, temos em consideração o montante, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de dano pela divulgação ou uso não autorizados dos seus dados pessoais, os motivos pelos quais processamos os seus dados pessoais e se conseguimos cumprir esses motivos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

Caso tenha questões relacionadas com o período de retenção dos seus dados pessoais, queira por favor contactar-nos usando o nosso Formulário de Contacto.

10.  Medidas técnicas e organizacionais e processamento de segurança

Toda a informação que recebemos sobre si é armazenada em servidores seguros, sendo que implementámos medidas técnicas e organizacionais que são adequadas e necessárias para proteger os seus dados pessoais. O EXO avalia continuamente a segurança da sua rede e a adequação do seu programa de informação de segurança interna que foi concebido para (a) ajudar a proteger os seus dados contra perdas, acessos ou divulgações acidentais ou ilícitas, (b) identificar riscos previsíveis razoáveis para a segurança da rede EXO, e (c) minimizar riscos de segurança, incluindo através de avaliações de risco e testes regulares. Além disso, asseguramos que todos os dados de pagamento se encontram encriptados usando a tecnologia SSL.

Queira por favor notar que, apesar das medidas que implementámos para proteger os seus dados, a transferência de dados através da Internet ou outras redes abertas nunca é completamente segura, existindo um risco de os seus dados pessoais serem acedidos por terceiros não autorizados.

11.  Links para websites de terceiros

A nossa Plataforma pode conter links para websites ou aplicações de terceiros. Se aceder a um desses links, queira por favor ter em conta que cada um terá a sua própria política de privacidade. Não controlamos esses websites/aplicações e não somos responsáveis por essas políticas. Ao sair da nossa Plataforma, recomendamos que leia a declaração de privacidade de todos os websites que visita.

12.  Contactos

Para qualquer informação adicional, ou para exercer os seus direitos, queira por favor verificar as nossas definições de conta/privacidade ou contacte o nosso Gabinete de Privacidade usando o nosso Formulário de Contacto ou através da secção de ajuda da nossa Plataforma. Alternativamente, também podemos contactar o controlador de dados para os seus serviços locais.

14. Entidades de controlo

A nossa Entidade de Controlo Principal é:

Pixel Infinito (SU), LDA


Telefone +244 943 301 150

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